Bolsas atrasadas <br>no Instituto de Investigação Agrária e Pescas

O pagamento das bolsas de estudo continuam atrasadas no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Pescas (INIAP). De acordo com a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), o número exacto de investigadores com bolsa em atraso é incerto.
«Podemos confirmar que pelo menos uma dezena de bolseiros associados a projectos de investigação AGROS e AGRIS se encontram sem receber os meses de Agosto e Setembro e que pelo menos um bolseiro de projecto da FCT não recebe desde Maio de 2006», afirma a ABIC, em comunicado.
Depois de a ABIC alertar para um atraso que se arrastava desde o início de 2006, em Maio foi efectuado o pagamento correspondente ao mês de Fevereiro a alguns bolseiros, mas, no início de Junho, mais de uma dezena de bolseiros acumulava ainda atraso no pagamento de vários meses. Após novo protesto de bolseiros e da ABIC, foram feitos os pagamentos referentes à primeira metade do ano, mas regista-se agora um novo atraso.
A ABIC considera que os atrasos se devem à forma de financiamento: «A maioria dos bolseiros no INIAP são bolseiros de investigação associados a projectos, financiados por tranches que incluem o valor das bolsas. O desbloqueamento de cada tranche é recorrentemente atrasado pelo processo de verificação de execução financeira da tranche anterior, pelo INIAP e pelos atrasos na devolução de verbas pela Direcção Geral do Tesouro. Geram-se assim períodos de falta de liquidez dos projectos
que impedem a realização fluída da investigação e, mais dramaticamente, o pagamento das bolsas de investigação, da segurança social, das ajudas de custo e dos abonos.»
Os bolseiros do INIAP dirigiram pedidos de audiência, em 2005 e em Junho de 2006, ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), no sentido de alertar para a situação e pôr fim aos sistemáticos atrasos. Até à data não tiveram resposta. Os bolseiros estão a ponderar novas formas de protesto contra a persistência da situação.

ABIC quer cla­ri­ficar atri­buição de bolsas

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) vai apresentar uma proposta sobre o processo de candidaturas a bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o objectivo de aumentar a clareza do processo de atribuição de bolsas e adaptar o calendário às reais perspectivas profissionais dos candidatos. O documento esteve em discussão pelos sócios até anteontem.
A ABIC defende que se devem manter constantes os prazos de candidaturas de bolsas de doutoramentos, a divulgação do resultado de concursos e o início da bolsas por ciclos de vários anos.
Em relação à publicação das avaliações, o prazo para a divulgação do resultado das candidaturas deve ser divulgado no edital de abertura do concurso, sem coincidir com períodos de férias. Os bolseiros consideram ainda importante a divulgação das várias componentes das avaliações para aumentar a confiança dos candidatos e da comunidade científica.


Mais artigos de: Juventude

De luto pela D. João de Castro

O fecho da Escola D. João de Castro, em Lisboa, continua a ser contestado pela comunidade de Alcântara. A Assembleia Municipal juntou-se aos protestos.

As guerras não são inevitáveis

A JCP assinalou o Dia Internacional da Paz, comemorado a 21 de Setembro, com acções em todo o País. A organização destaca que a paz será o resultado da luta dos povos.

Residência pública aluga quartos

A Residência de Estudantes Maria Beatriz – que pertence aos nos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – está a alugar quartos individuais, em vez de os distribuir aos alunos carenciados.Segundo os bolseiros residentes na residência, de um total de 180 quartos disponíveis, cada vez são...

Coimbra protesta contra Processo de Bolonha

«Nem fábrica de precários nem escola de elites. Bolonha não», lia-se numa das faixas que os estudantes da Universidade de Coimbra colocaram junto à Porta Férrea da instituição, numa concentração contra a aplicação do Processo de Bolonha, na quarta-feira da semana passada.O protesto – aprovado no início da semana pela...

Solidariedade com Cuba

A JCP promoveu no passado dia 23 um café concerto de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana. A voz quente do trovador Eduardo Sosa e conhecidas canções cubanas deram melodia à solidariedade que unia as muitas dezenas de pessoas presentes. Em panfletos espalhados nas mesas lembrava-se o atentado à embaixada cubana...